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Psicomotri.......o quê???




Psicomotricidade: É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. 

Pois é, e a gente que acha que sabe tudo dessa vida de mãe, sempre aprende uma novidade. E a minha é essa, a tal da psicomotricidade.
Meu filho sempre foi um menino super esperto, engatinhou, andou e falou cedo. Foi amamentado, desejado e amado. E agora, no alto de seus 6 anos continua assim: super querido, um menino dócil, fácil de lidar, que só quer jogar seu futebol e brincar muito, coisa que sempre fez.
Ele entrou na fono aos 4 anos por trocar o "G" pelo "D" e por não falar o "R intercalado" que é aquele do pRato, PedRo. Tudo muito simples, 1 ano e meio de fono (sim, foi meio demorado) e tudo resolvido.
No final do tratamento com a fono, ela me alertou que ele tinha uma pequena dificuldade na coordenação motora fina e me perguntou se a escola já havia me dito alguma coisa. Na verdade a escola ainda não havia me falado nada, e ele sempre foi um menino sem dificuldade.
Nesta mesma semana, a orientadora dele me pegou a porta e comentou que eles estavam observando que o Gui estava "pesando a mão" na escrita e que isso seria normal para o começo da alfabetização, MAS que mais uns 2 meses, se continuasse, ela iria me indicar um profissional: O tal psicomotricista. Comentei com ela que a fono tb havia comentado algo do gênero, a orientadora achou ótimo que ela tb havia percebido e eu fiquei feliz com essa sintonia entre os profissionais envolvidos na vida do Gui.
Quer dizer... FELIZ não seria muito a palavra certa, frustrada talvez se encaixasse mais ao momento.
Óbvio que eu não esperei os 2 meses da escola e lá fui eu atrás do tal psico-alguma coisa. E encontrei um ao lado de casa, com livros publicados e tudo de bom (depois descobri que ele foi meu professor, rs!)
Quando eu cheguei para bater um papo com ele eu.... CHOREI!!! Chorei, pq eu só pensava como aquele menino esperto, super estimulado até demais acho eu, cuidado com tanto carinho, tinha essa "dificuldade"?
Primeiro ele me deu uma caixa de lenços, rs, depois conversamos e ele me explicou que: Primeiramente eu não tinha culpa de nada, visando que fui uma mãe super presente e maravilhosa e que fiz tudo que estava ao meu alcance, e que,  hoje em dia, as escolas com tantas opções e estímulos aos pequenos: informática aos 2, mandarim aos 3, etc... estão se esquecendo daquelas veeeelhas atividades que são importantíssimas para as crianças: enrolar bolinha de papel, brincar com argila, entre tantas outras atividades que são fundamentais para a coordenação das crianças..E em algumas crianças, a falta desse "estímulo" passa batido, elas desenvolvem e tudo ok , enquanto para outras, isso faz diferença mais para frente (caso do meu) , e olha que meu filho estudou em uma das escolas "top 10" de SP do 1 aos 4 anos, estudava "Monet" aos 3 e tudo mais, e como ele sempre foi "espertinho" e acompanhava tudo, nem passou pela minha cabeça perguntar sobre isso.E a verdade é: Ainda bem que me falaram agora, no início da alfabetização, pq em muitos casos, as crianças são taxadas como as "que tem dificuldade de aprendizado" lá pelos seus 9,10 anos..
Mas tudo bem. Não culpo nada e ninguém. Hoje percebo que isso não é nenhum "problema". É sim, como "afinar" um instrumento. Meu filho continua fazendo tudo que sempre fez, está lendo, escrevendo em letra cursiva e  tudo mais,  mas percebo ele menos "atrapalhado". Eu pensava que era genético, já que eu ainda tenho que pensar o que é direito e esquerdo. Mas não, psicomotricidade é muito mais que isso, ajuda a criança a ter mais consciência corporal, é um trabalho muito interessante.O meu filho em pouco mais de 1 mês de "tratamento" já mostra uma super evolução, melhorou em vários aspectos. E eu só tenho a agradecer o Sérgio e a escola que estão fazendo um trabalho em conjunto super bacana.Já ouvi que "é frescura", "no nosso tempo não tinha nada disso" e um monte de coisas, mas eu sinceramente optei por cortar o mal pela raíz nesse começo do ensino fundamental.
Fica essa dica bacana para que todas as mães, assim como eu, percebam se a escola está fazendo um trabalho nesse sentido.  Eu gostaria de ter descoberto isso tudo há um bom tempo atrás, mas nunca é tarde, não é? O meu Gui que o diga! 

beijos

Bianca

6 comentários:

Nalu A*) disse...

Rachei de rir com o mandarim aos 3 viu Bibi? E é isso mesmo, às vezes essas coisas passam batido até nas melhores escolas. ainda bem que foi coisa super simples, né? Beijos

Carolina disse...

Sempre que nossos pequenos a gente sofre, chora, se culpa. Mas sacudimos a poeira e procuramos resolver a situação. Ser mãe é isso. E não ligue para os comentários negativos, cada um conhece seu filho e sabe o que ele precisa. E está dando certo né? Fiquei super feliz com o fim da história. Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Bianca,
aqui a Sofia está no fono por causa do R. Super normal, até por que hoje as escolas estão antecipando muito as coisas (como você disse) e exigindo demais das crianças.
Essas atividades iniciais tipo rasgar papel, brincar de massinha, brincar na areia, desenhar são extremamente importantes.
Que bom que os profissionais que estão próximos do Gui estão atentos e em sintonia, rapidamente essa questão vai estar resolvida. Você vai ver.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Roteiro Baby disse...

Ui! Mãe vira quase especialista em tudo q nos interessa Ne? A gente pesquisa e acaba falando como phd quando queremos nos informar sobre coisas p nossos filhos...

Liten disse...

Ola, adorei sua visita lá no blog e adoria que falasse da Liten aqui no seu! Obrigada pelo convite!
Meu e-mail talitahsampaioliten@gmail.com

Beijos e volte sempre!

Talitah Sampaio

Ana Júlia disse...

Oi, Bianca!

Que post valioso! Da maior importância. Saiba que você fez a coisa certa, pois é muito mais fácil fazer a reeducação psicomotora de uma criança de 6 do que de uma de 9. Infelizmente, muitos profissionais dizem aos pais somente o conhecido refrão: "vamos aguardar, e ver no que vai dar".
Que bom que na escola, os profissionais trataram a questão com tanto discernimento. Continue postando acerca dos progressos do seu filho.
Vamos manter contato. Já vi que temos muito em comum.
Beijos
Ana Júlia
http://ensineseubebe.blogspot.com/

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